banner habbonce

Dia de Nelson Mandela

 

QUEM FOI NELSON MANDELA?:

 

 




Em 18 de julho de 1918, nascia Nelson Rolihlahla Mandela, conhecido mundialmente como Nelson Mandela. Ex-presidente da África do Sul, na década de 90, Mandela foi um ativista e político sul-africano que ficou marcado na história do mundo como um dos grandes nomes na luta contra o Apartheid - naquela época, o regime de segregação racial estabelecido na África do Sul no final da década de 1940. Ao manifestar a sua militância e os direitos da população negra, Mandela foi preso e permaneceu na cadeia por 27 anos.

O sul-africano graduou-se em Direito, atuando como advogado durante parte de sua vida. Depois que foi liberto da prisão, conduziu o processo de reconstrução da África do Sul, sendo eleito presidente do país em 1994. Por seu importante papel na luta contra o Apartheid, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. No entanto, o ex-presidente faleceu em 2013.

 

A IMPORTÂNCIA DE NELSON MANDELA NA LUTA RACIAL: 



 

 

 

A desigualdade social e o forte racismo que atingiam a comunidade negra da África do Sul motivaram Nelson Mandela a aderir ao caminho da militância política. Na década de 1940, ele ingressou fortemente na militância, fundando, junto de alguns amigos, a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano. Essa liga consistia na ala jovem do Congresso Nacional Africano (CNA), um movimento político que surgiu na África do Sul, na década de 1910, contra a segregação racial e por melhorias para a vida dos negros no país.

O ativista cresceu rapidamente no interior dos quadros da CNA, principalmente por seu papel na coordenação de campanhas de desobediência civil contra as autoridades brancas sul-africanas. Em 1952, ele foi eleito presidente da CNA em Transvaal, uma província da África do Sul, transformando-se no segundo homem mais importante desse movimento político.

O engajamento político de Mandela na década de 1950 fez com que ele se tornasse um inimigo do governo sul-africano. Mandela e o CNA conduziram uma resistência baseada na desobediência civil, portanto, na não-violência. Entretanto, a polícia sul-africana tratava os negros com uma violência tão grande que essa forma de resistência começou a perder forças no país. Logo, ele decidiu abandonar a resistência pacífica e aderir ao caminho da resistência armada, mas foi preso sob a acusação de ter organizado uma greve e de ter saído do país sem autorização, em uma viagem para países como Inglaterra, Marrocos e Etiópia, onde buscava apoio contra o Apartheid.

 

MANDELA E SEU LEGADO:

 

 

 

 

 

Por sua luta contra o racismo e segregação racial e por seu papel na reconstrução pacífica da África do Sul, ele foi indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz. Ele recebeu o prêmio em 1993, junto de Frederik de Klerk. No ano seguinte, Mandela concorreu à presidência da África do Sul, sendo eleito e empossado como o primeiro presidente negro da África do Sul. Durante o governo de Nelson Mandela, uma reforma constitucional foi realizada na África do Sul, consolidando mudanças importantes e garantindo os direitos dos negros sul-africanos. Foram criados programas para combater a desigualdade social no país, decorrente do colonialismo e de décadas de Apartheid.

Nelson Mandela foi, portanto, figura crucial no combate à discriminação racial na África do Sul e foi um dos personagens de maior importância no fim do Apartheid. Foi considerado uma figura que estabeleceu a união do país, pois realizou um governo de transição pacífico. É internacionalmente reconhecido como uma das personalidades mais importantes do mundo no século XX.

 


 

Habbonce - Criando novas histórias! 

Nos siga nas redes sociais: @Habbonce

icone comentariosComentarios
Comente na noticia!
Locutor Habbonce