banner habbonce

Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

 

No dia 25 de julho se comemora uma data de muita importância para a luta e resistência da mulher negra, latina e caribenha. É um dia em que se reconhece a força, a resistência e as contribuições significativas dessas mulheres na sociedade. Uma data de grande honra e de rica herança cultural, ao mesmo tempo, também chama a atenção para a desigualdade e desafios que elas enfrentam. 

 

A HISTÓRIA POR TRÁS DESSA DATA:

 

 

Instituída em 1992 no primeiro encontro de mulheres Afro-Latina Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana, a data no Brasil homenageia a quilombola, Tereza Benguela. Ela era a representante da resistência a opressão e escravidão dos negros e indígenas no século XVIII, esteve por décadas no comando do Quilombo Cariterê. O evento marcou um ponto de virada, criando um espaço para que mulheres negras da região se unissem para discutir questões comuns, compartilhar experiências e fortalecer laços de solidariedade. Desde então se tornou um dia de reconhecimento e celebração das mulheres negras. 

 

O PAPEL DAS MULHERES NEGRAS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE:

 


 

Elas tem desempenhado papéis essenciais em suas comunidades ao longo da história. Elas são líderes em movimentos sociais, ativistas, artistas, acadêmicas e muitas outras coisas, constantemente desafiando esterótipos e barreiras que buscam limitá-las. Na política, na arte e na academia essas mulheres têm sido pioneiras, promovendo mudanças sociais significativas e construindo plataformas para visibilidade e o empoderamento das mulheres negras. No entanto, apesar dessas contribuições notáveis, elas constantemente enfrentam discriminação racial e de gênero que precisa ser reconhecida e combatida.

 

CELEBRAÇÕES E ATIVIDADES:

 


Para marcar o dia diversas atividades são organizadas ao redor da América Latina e Caribe. Esses eventos incluem palestras e debates, painéis de discussão, exposições culturais, apresentações artísticas e atividades comunitárias.  Todas destinadas a comemorarem as conquistas das mulheres negras e promover a conscientização sobre as questões que elas enfrentam. Além disso, é um momento para apoiar as iniciativas que visam a educação e a capacitação das mulheres negras, assegurando que elas tenham os recursos e o espaço para prosperar. 

 


 

Habbonce - Criando novas histórias!
Nos siga nas redes sociais: @Habbonce

icone comentariosComentarios
Comente na noticia!
Locutor Habbonce