banner habbonce

Dia nacional do Teatro

 

No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, após a chegada da Família Real Portuguesa ao país. Ele, provedor inicial da arte, tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Naquela época, o rei costumava convidar companhias de teatro estrangeiras para fazer as suas apresentações para a nobreza; no entanto, em meados do século XIX, começam a surgir os primeiros grupos de teatro nacionais, principalmente no gênero cômico. Com tal fato histórico, dia 19 de setembro virou-se Dia Nacional do Teatro - homenageando-se uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade; o brilho das luzes, a magia do palco e a emoção transmitida pelas atuações ao vivo têm o poder de cativar as pessoas, como poucas formas de arte podem fazer.

 

A HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO:




A história do teatro no Brasil mudou-se por conta da independência, em 1822. A partir disso, Dom Pedro I elaborou medidas para criação do primeiro elenco de teatro brasileiro, em 1833, bem como a primeira regulamentação teatral. Logo, o teatro no Brasil deu um salto. Com isto, o teatro assumiu forma e se diversificava entre vários gêneros; dentre eles estava a comédia, o drama e a tragédia, sendo Gonçalves Alves um dos principais nomes do teatro nacional. Entretanto, todas as técnicas teatrais voltavam-se para a nacionalização, deixando os aspectos portugueses de lado. Um dos atores mais importantes daquele período foi João Caetano. Em seguida, já em 1850, mais autores foram surgindo, como José de Alencar e Joaquim Manual de Macedo. Tais os autores românticos escreviam peças teatrais e disputavam lugar com a escrita portuguesa que, cada vez mais, ia perdendo força no país; os escritos brasileiros possuíam características nacionais e a estética conquistava o espírito brasileiro

 

EVOLUÇÃO DO TEATRO NO BRSASIL:





Em síntese, até 1900, a história do teatro no Brasil havia sofrido fortes crises por conta da política. Contudo, os ideais populistas e o teatro de revista se fortificaram dando à história do teatro a liberdade e a oficialização do teatro brasileiro. Entre os anos de 1937 e 1945, as primeiras companhias de teatro brasileiras começam a surgir e a se consolidar no país. Dentre os principais nomes, responsáveis pela oficialização do teatro no Brasil, estão Eva Tudor, Odilson Azevedo, Procópio Ferreira, Jaime Costa, Dulcina Moraes, entre vários outros. Nesse sentido, as peças teatrais começam a ganhar novos formatos com os escritos de Oswald de Andrade. Nesse sentido, o escritor brasileiro escreveu peças, como O Rei da Vela (1933), O Homem e o Cavalo (1934) e A Morta (1937) no período da ditadura de Getúlio Vargas. Após alguns anos, em 1957, inaugurou-se o Teatro de Arena de São Paulo. Com isso, a inauguração do Teatro de Arena foi a porta de entrada para que diversos artistas amadores pudessem iniciar a carreira no teatro profissional. Todavia, todas as evoluções adquiridas até então, sofreram forte repressão com o golpe militar de 1964. Muitos artistas e diretores de teatro tiveram que buscar exílio em outros países por conta da censura; e desta forma, o teatro no Brasil só sobreviveu por conta das gerações que sucederam os artistas que deram início à teatralização brasileira.

 


 

Habbonce - Criando novas histórias!
Nos siga nas redes sociais: @Habbonce

icone comentariosComentarios
Comente na noticia!
Locutor Habbonce