banner habbonce

Dia do Professor

 

Dia do Professor comemora-se no Brasil em 15 de outubro. Esta data, por sinal, celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas. A importância do professor em nossa sociedade é marcante; sobretudo, muitas vezes, não é o que se percebe no ambiente escolar e, até mesmo, na sociedade - além das precárias condições em que muitos professores têm de lecionar, num ambiente hostil, com violência, agressividade e tentativas de censura ao professor, tais situações que têm se tornado comuns em sala de aula.

 

Naturalmente, quando falamos do professorado, referimo-nos aos profissionais que participam da formação de uma pessoa; seja na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou no Ensino Superior. O papel do professor em todas essas etapas é crucial para o desenvolvimento humano.

 

HISTÓRIA:


 

O célebre se baseia numa referência ao d. Pedro I, que, no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. A lei, entretanto, se refere ao desenvolvimento da educação no Brasil, sendo considerada um passo muito importante, pois, tratou-se dos objetos de estudo dos alunos, definindo que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores. Mais de um século depois desta lei, um professor do estado de São Paulo decidiu utilizar a data 15 de outubro como o momento oportuno para estabelecer um dia de folga a esses profissionais tão atarefados. O idealizador foi Salomão Becker, e de sua ideia se organizou uma confraternização entre professores e alunos.

 

Podemos perceber, portanto, que o Dia dos Professores se estabelece como feriado escolar, isto é, folga apenas para os profissionais da educação e para os alunos. Ainda, tal data é tida como momento para homenagear os professores e reforçar a sua importância para a sociedade brasileira; mostrando que o intuito era destacar a presença do professor, baseado nas prioridades e estratégicas de elevar a qualidade docente e preencher a falta dos mesmos no mundo todo.

 

DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES EM NOSSO PAÍS:





O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização da profissão. Embora, seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em boa parte dos casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho e trabalho excessivo. Além disto, destacam-se a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois, a minoria dos que prestam vestibulares deseja ingressar em carreiras relacionadas com licenciatura ou pedagogia.

 

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas, não só acumulem saberes, mas realmente, se desenvolvam por meio das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

 

“A educação, sozinha, não faz as coisas todas, mas, sem ela, as coisas todas não podem ser feitas. O bem do trabalho da educadora, do educador, é exatamente saber que pode fazer alguma coisa e insistir, não deixar que a educação descanse, fustigar, catucar a educação para que ela possa possibilitar o cumprimento de alguns dos nossos deveres.” (Paulo Freire)

 


 

Habbonce - Criando novas histórias!
Nos siga nas redes sociais: @Habbonce

icone comentariosComentarios
Comente na noticia!
Locutor Habbonce