banner habbonce

Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama

 

O Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama é comemorado em 19 de outubro. O movimento internacional de conscientização sobre a doença, conhecido como Outubro Rosa, surgiu na década de 1990. A história do Outubro Rosa começa com a distribuição de laços cor-de-rosa pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura.

 

O Outubro Rosa é marcado por ações que visam: divulgar informações sobre o câncer de mama, promover a prevenção, encorajar as mulheres a fazerem exames de rotina, contribuir para a redução da mortalidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que mulheres sem sintomas ou sinais de doença, com idade entre 50 a 69 anos, façam a mamografia a cada dois ano.

 

CAMPANHA:

 

 

A campanha Outubro Rosa foi lançada em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O mês traz um movimento internacional de conscientização sobre o controle do câncer de mama desde a distribuição de laços cor-de-rosa na primeira Corrida Pela Cura em Nova York. O evento anual, por sinal, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, indicando os serviços de diagnóstico e de tratamento.

 

O mês, por si, é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, com o intuito de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Este objetivo do Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

 

PREVENÇÃO:




A prevenção do câncer de mama baseia-se na redução da exposição aos fatores de risco modificáveis e na promoção de fatores de proteção. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém, fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança. Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também uma prática protetora e deve ser incentivada e realizada pelo maior tempo possível.

 


 

Habbonce - Criando novas histórias!
Nos siga nas redes sociais: @Habbonce

icone comentariosComentarios
Comente na noticia!
Locutor Habbonce